De que lado está a lealdade de Jesse Pinkman?

Apesar da morte de Gale ter sido há uma temporada atrás, ela continua afetando a vida dos personagens de “Breaking Bad”, principalmente Jesse e seu relacionamento com Walter. O afastamento da dupla foi gradual, desde o início deste quarto ano. Acredito que tudo começou quando ambos derramaram sangue para salvar suas vidas reciprocamente.

Diante disto, Walter e Jesse parecem ter trocado de lugar desde o fim da 3ª temporada. O primeiro se tornou um grande problema, arriscando a sua e a vida dos outros, sendo irresponsável e egocêntrico. Já Jesse torna-se o grande foco de toda a trama e suas decisões nunca foram tão importantes para o desfecho desta temporada. No entanto, em tese Walter e Jesse ainda se mantêm capazes de matar um pelo outro, por enquanto.


O plano de Gus de colocar Jesse contra Walter ganha uma nova perspectiva quando Walter vira o jogo ao seu favor, planejando o assassinato do Chefão. A tensão é continua do momento em que Jesse implanta em seu cigarro da sorte o veneno que matará Gus, até quando leva a morte deste no bolso.

A maneira com que Mike quer mostrar que confia em Jesse se reflete no momento em que ele o entrega uma arma, caso precisasse durante o encontro de Gus com o único representante do Cartel Mexicano. No retorno, Mike diz a Jesse o que Gus vê nele: ‘Se eu tivesse ecolher uma palavra, eu diria lealdade, mas talvez sua lealdade esteja destinada ao cara errado’. Agora, Jesse se encontra dividido, temeroso em dar um passo à frente que beneficie um dos lados.

Aaron Paul, por sua vez, atua de forma brilhante na cena em que Jesse visita o Grupo de Reabilitação e conta a história do ‘cachorro problemático’ que teve de abater, indiretamente, falando sobre o assassinato de Gale. Os questionamentos das pessoas presentes no grupo remetem a uma discussão: O que Jesse fez foi pura maldade? O cão problemático poderia ter outro destino? Apesar da culpa, Jesse se mantém ao pensar que se tratando de Gus, era matar ou morrer. Assim como em seu vídeo game. Na vida real, o jogo continua.

O final do episódio não poderia ter mais expectativas. Já era tempo de Hank juntar os pontos, e isto o levou ao Los Pollos Hermanos. Na lanchonete de frango frito, ele encontrou o seu possível Heisenberg: Gus, por meio de suas digitais. A suspeita do DEA sob o chefe do tráfico de metanfetamina pode complicar ou facilitar as coisas para Walter. Se este permanecer quieto, talvez Gus leve a culpa pelos seus feitos, porém pode ser o fim de sua vida de caprichos que se reflete na sua visão de que pode fazer o que quiser e quando quiser, sem pensar nas conseqüências. Vide a super máquina do Walter Jr.

Postar um comentário Disqus

 
Top