O futuro determinado pelo passado.

Nikita não tinha ideia antes e não tinha ideia agora, mas o seu passado já tinha escrito todo o seu presente. E já definiu como será o seu futuro, sem chance de escapatória.

No 2x13, Clean Sweap, vemos Nikita correndo contra o tempo para salvar aqueles que a caçavam para matar. E por mais que ela, Alex, Michael, Amanda e a Oversight planejassem dominar Percy, nenhum deles escapou das garras dele.



É incrível como cada passo dos inimigos é minunciosamente premeditado por ele. E mesmo diante de um imprevisto, ele ainda sabe reconhecer as saídas que tem. Amanda, no final das contas, teve que liberá-lo para que os guardiões não ativassem o dispositivo que exterminaria a Division. Incluindo Percy. Seu plano era tão bem calculado que até sua própria vida era dispensável. Acabou que a premissa de uma boa negociação se firmou como aquela em que os dois saem desapontados - mas, pelo menos, vivos.

Nikita e os membros da Oversight, assim como Amanda, subestimaram Percy. O resultado disso? Apenas Madeline sobreviveu para contar a história. Mas, como o chefe da hora disse à Nikita, tal resultado era esperado.

Madeline, ciente de que agora ninguém conseguirá manter as rédeas sobre Amanda, propõe que Nikita "cuide" da Division. A Limpeza Geral do título, então, acaba se referindo às novas portas que se abrem para a protagonista. Assim que a senadora oferece para ela e Michael a chance de terem seus nomes limpos para um novo recomeço, encontramos o futuro de Nikita. Contudo, vale ressaltar, que ela vai apenas continuar o trabalho que já vem fazendo. Sua luta, (ou "cruzada", como diz Percy), nunca cessou e a única diferença é que agora seu nome está limpo – porém, ainda deve permanecer escondido.

A parceria de Amanda, que foi deixada como cliffhanger no 2x12, Sanctuary, foi finalmente revelada neste 2x13. Depois da dupla fatal com Percy, Ari é o parceiro da vez... nos negócios e fora deles. Este novo dueto junta Division e Gogol, com Amanda e Ari interessados no império Zetrov. Acontece que Semak está no caminho deles, ou seja, o desejo de vingança de Alex será a arma dos dois, enquanto Ari tenta convencer o chefe que as Black Boxes são mais importantes que a morte da filha pródiga.



Depois de Percy escapar de Nikita, da Division e de Gogol, ele deu seu primeiro passo: encontrar Carla (Erica Gimpel). Enquanto o episódio se desenrola, vemos o quanto Nikita preza a mulher que a ajudou no passado. Assim como Alex, Nikita era envolvida com drogas e não conseguia manter sua vida em pé. Para Carla, o prazer de ajudar a jovem estava no fato de que futuramente ela se reergueria e também ajudaria alguém. Anos depois, o futuro nos mostra que este alguém acabou sendo a própria Carla.

É difícil acreditar em coincidências numa série como esta. Carla acaba se revelando a criadora da Division, abalando de vez todas as crenças que Nikita tinha nela. No entanto, apesar de seu discurso paz e amor, jamais podemos afirmar que ela desconhecia os fatos e que suas intenções sempre foram boas. Pode ser, repito, pode ser que Percy e Amanda, cientes da ligação de Nikita com Carla, e sem o consentimento desta, aproveitaram que a moça estava no corredor da morte a trouxeram para a Division. Pode ser.

O 2x14 mostrou a causa de Nikita ir para a cadeia. No meio de uma discussão, o detetive Eric Deros mata Sammy, amigo dela. Como se fosse um reflexo natural, ela revida e atira nele... uma, duas, três, quatro vezes. Carla estava lá e tocou a arma do assassinato. Aparentemente, isto a colocou novamente no radar da Division, de quem ela diz que estava fugindo.

A partir daí, a história que já conhecemos começa a se desenrolar. Tudo, ao que parece, sem que Carla faça parte desta nova vida de Nikita.

Amanda deseja que a criadora da Division morra. Ela está na sua lista negra pessoal. A razão desta vingança não foi esclarecida ainda, mas é difícil para nós imaginarmos algo que seja tão importante que Carla tenha tirado de Amanda. O que quer que seja, fez com que a nova dona da Division guardasse rancor por todos esses anos e dirigisse todos os seus recursos para executar seu desafeto.

O que dá para sabermos é que o roteiro não vai nos decepcionar. Nikita não tem guardado munições quando se trata de ousadia em seu roteiro. Em cada episódio vemos ações e consequências definitivas acontecerem, e quando as tramas começam a se estreitar, abre-se um novo e imenso leque de possibilidades. A série se tornou então, ágil e inteligente. Um padrão de qualidade tão alto que é quase insuperável o fato de que ela corre risco de cancelamento.


Observações:

- No 2x13, quando Amanda encontra Alex dentro da prisão depois dela fugir de Roan, alguém além de mim pensou que a psicopata não libertaria Alex?

- Agora Ryan está encrencado. Não tem mais Oversight na história. Que utilidade ele terá para Amanda?

- Repararam que Amanda tinha uma máscara para se proteger no 2x13? Então ela não precisava se importar com o Clean Sweap?

- Percy realmente não perde uma. Ele matou o parceiro do detetive Eric Deros, que foi morto por Nikita, e ainda pichou o nome dela no carro do policial para atrair a atenção dela e para ela.

- Percy realmente não perde uma [2]. Aquele discurso dele no 2x13, alfinetando o relacionamento de Michael e Nikita foi demais. Nikita foi muito boazinha com ele. Muito.

- Agora Alex está de novo infiltrada na Division. Se antes já era arriscado, imagina agora que Amanda está no auge de seu poder e loucura.

- E Sean? Será que ele continua no time de Nikita? Porque pra Division ele não pode voltar...

- Nikita ajudou Alex da mesma forma que foi ajudada por Carla. Ou melhor, ajudou muito mais. Nikita salvou sua pupila da morte na infância, e depois a tirou das drogas na vida adulta. Pelo menos numa coisa Carla está certa: a prosperidade de Nikita é de dar orgulho.


Com colaboração especial de

Postar um comentário Disqus

 
Top