Atirar em Jesse James... não o torna Jesse James.

"Hazard Pay" foi um episódio prazeroso. Primeiro porque Walt está ficando tão detestável, que foi bom vê-lo caindo na real pela primeira vez. Segundo porque, mesmo tão odiável e desprezível, ele ainda passa mentes bobas, como a de Marie e Jesse, para trás, como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Walt caindo na real parecia uma mera ilusão em "Live Free or Die". O orgulho dele estava tão inflamado que até Mike cedeu. A certeza, a prepotência e o destemor do homem, depois de vencer Gus, eram tão palpáveis, que Skyler estremeceu de medo. Bom, agora a fase de lua de mel com o poder acabou e chegou a hora de ver o real custo do trono. E qual não é a ironia.

Muito contente porque agora não é empregado de ninguém, White se esqueceu do império que era Gus. Um homem como Fring, que chegou onde chegou, que podia ir e vir na frente da polícia sem ser pego, não se tornou o monstro que era da noite para o dia. Não se tornou o monstro que era sem antes pagar muito caro. E Walt, mesmo sendo tão bom em matemática, não soube calcular como seria sua vida de químico de drogas sem o falecido patrão.

Desde que Gus morreu, a única coisa que seu algoz fez foi comemorar. Ora, se Golias está vencido, não havia nada mais a fazer do que exibir sua cabeça, certo? 

Bom, a dupla de cozinheiros e Mike retomaram os negócios e viram que essa coisa de exibir cabeças arrancadas não dá lucro nenhum. Walt tomou a frente da nova empreitada como quem entende muito bem, foi tomando decisões por todos com a certeza de que suas ideias se encaixavam perfeitamente no que procuravam. Quando chegou a hora da verdade, foi fantástico vê-lo levando lições de Mike e olhando seu dinheiro desaparecer, enquanto esperava que muitas verdinhas se multiplicassem. Tudo isso, claro, só mostra o quanto ele está despreparado, o quanto ele é um Jesse perto de Gustavo Fring.

O ápice do reconhecimento desta pequena derrota veio dele mesmo, ao relembrar a morte de Victor (4x01, Box Cutter) e o significado de Gus cortar o pescoço de quem o desafiou. Fring não está mais aqui, porém isto não significa que quem voar muito perto do sol não terá seu pescoço degolado. Cuidado, Walt.

O segundo motivo do episódio ter sido prazeroso foi a psicologia reversa. Gente, Jesse é ingênuo demais. Nem é mais surpresa ver White contornando a cabeça dele com palavras manipuladoras e ele caindo que nem patinho, perdendo a mulher que logo poderia formar uma família com ele. Como se não bastasse, o rapaz ainda dá satisfações depois de cumprir a ordem que nem viu que recebeu. Oh, Jesse.

Marie, opa, é outra que mergulhou de cabeça na psicologia reversa, ou melhor, nas mentiras lavadas do cunhado. Dez palavras trocadas com um sincero Walt, e ela é a mais nova fã do rei. Enquanto isso, Skyler surta de sofrimento e fica com reputação de esposa traíra e indecente, que ainda tem a ousadia de sofrer pelo amante na frente do bom marido.

Pobre mulher. Nem imagino o que ela fará quando este surto vitimar Walt.


Observações:

- Mike continua brilhando em cena. Ora de terno visitando seus "amigos" como assistente de advogado, ora dando ordens para os "novos funcionários". Ou ora, melhor de tudo, botando moral em Walt. Go, Mike!

- Que arriscado usar a casa de desconhecidos para fabricar metanfetamina. Tem tanta coisa que pode dar errado que nem sei por onde começar a enumerar.

- Será que vai ter festa de aniversário para Walt?

- Walt é fã de Scarface. What a cliché. (Aí me lembro da arma que ele comprou em Live Free or Die e me pergunto se Breaking Bad vai se inspirar no filme para o seu final...).

@nanydng

Postar um comentário Disqus

 
Top