O último episódio é, sem dúvidas, o mais importante de uma temporada. É crucial que naqueles 40 minutos finais a série invista tudo para manter o público aguardando meses pelo próximo capítulo da história. As 10 séries listadas a seguir conseguiram fazer isto com maestria e, são elas, as 10 melhores season finales (lembrando que não entraram na lista series finales) dos últimos 10 anos, segundo o time do CS. Confira:

10. Hawaii Five-0 - 1x24 "Oia'i'o" por Gabriela Cerutti


Esse foi não apenas um grande Season Finale, mas também um dos melhores episódios da série. Oia'i'o não deu moleza pra ninguém, nem pros personagens e nem pros fãs que quase infartaram. Foi quando descobrimos o verdadeiro motivo pelo qual a Governadora Jameson criou a Five-0: ficar de olho em Steve e evitar que ele continuasse a investigação do pai. O que diga-se de passagem, não adiantou muito. Então ela matou a Promotora Laura Hills, que tinha descoberto o rabo preso da Governadora com a Yakuza, e tentou incriminar Steve. Também foi quando Chin recebeu o distintivo de volta e Danno quase reatou com Rachel. Mas o pior de tudo foi Wo Fat assassinar a Governadora e conseguir incriminar Steve, o que fez com que Chin tivesse que prende-lo. Enquanto a Corregedoria começava uma investigação contra Kono (maldita velhinha!) e Danno via o mundo desmoronar ao seu redor. Foi quando realmente tememos pelo futuro da nossa força-tarefa favorita. Mas ainda bem que tudo, ou quase tudo, foi resolvido no início da Segunda Temporada.


9. The Vampire Diaries - 3x22 "The Departed" por Marco Pontes



TVD é conhecida por entregar ótimos finais de temporada, cheios de plot twists, mortes, culminando com um derramamento de lágrimas. Desnecessário dizer que a Season Finale desta temporada foi bastante desse tipo, só muda em algo: The Vampire Diaries nunca será a mesma. O episódio foi cheio de emoções, reviravoltas e despedidas. Melhor forma de acabar a temporada. Com aqueles dez últimos minutos, nem parecia que The Vampire Diaries era uma produção da CW. Elena finalmente escolheu qual dos irmãos ela quer fornicar para sempre - Dá pra saber, porém, que ela irá mudar sua escolha novamente, afinal, ela virou vampira e seus sentimentos aumentarão e aposto que seus princípios meio que morreram junto com sua humanidade. Ou seja, vai ficar mais amorosa pra cima do Stefan, mas vai estar com a PIKACHU praticamente pulsando por Damon. E como Elena virou uma Petrova verdadeira, sabemos que ela vai querer a segunda opção. A cena do afogamento foi uma das melhores cenas da TV nessa temporada e o que me deixa mais feliz do que nunca é saber que ainda tem muita coisa de ótima qualidade para acontecer ainda.


8. Spartacus - 1x13 "Kill Them All" por Loyse Martorano



Porque em Spartacus pouco samba na cara é bobagem! A verdade é que nessa série, invariavelmente mais cedo ou mais tarde todos os personagens alcançarão seu destino. A peculiaridade fica justamente como, quando e onde isso acontece. Durante boa parte da primeira temporada, nosso herói foi fiel a seu Dominus, porém após descobrir que Batiatus mandou matar sua esposa, Spartacus resolve se vingar. Assim, em "Kill them All" toda a sociedade romana sentiu o poder das espadas escravas, fazendo aquele momento uma verdadeira chacina. Até mesmo o tão horado Doctore não deixou de acertar suas contas no final. Sem dúvida, as mortes foram chocantes e muito bem merecidas. Além disso, Ilithyia que estava de rabo preso com Lucretia, teve também sua vingança - as custas de muito sangue, claro. Dessa maneira, a season finale 1 de Spartacus de fato é uma das melhores de todos os tempos.


7. Alias - 2x22 "The Telling" por Rodrigo Canosa



Uma grande season finale para uma grande temporada de Alias. Essa é a melhor definição possível para "The Telling" que, escrito e dirigido por J.J. Abrams, alterou drasticamente pela 2ª vez na temporada os rumos da série. Em um episódio cheio de intrigas, revelações e muita ação, "The Telling" sacudiu Alias ao revelar todo o plano de Irina Derevko e finalmente confirmar Sydney como sendo "The Chosen One" (A Escolhida) citada nos manuscritos de Rambaldi. Mas foi o bombástico final do episódio que fez com que "The Telling" se tornasse um episódio inesquecível quando, após desmaiar ao derrotar a dublê de Francie em uma luta memorável, Sydney acorda abandonada no meio das ruas de Hong Kong, sem a menor idéia de como chegou lá e descobrindo, para o espanto dela e de todos os fãs de Alias, que havia ficado desaparecida e dada como morta por dois anos! Genial, J.J.!

6. 24 - 1x24 "11:00 P.M.-12:00 A.M." por Marcus Cramer


A primeira temporada de 24 Horas é uma das melhores coisas que já vi na TV. Inaugurou um tipo de formato super interessante, com um senso de urgência absurdo e ainda nos apresentou a Jack Bauer, um dos personagens mais amados por este que vos escreve. Este season finale já começa tenso, com a descoberta de que a Nina Myers, aquela em que todos confiávamos, era a grande vilã da temporada. Depois de quase uma hora vivendo uma verdadeira montanha-russa de tensão e quando todos pensávamos que o perigo havia passado, Bauer encontra sua esposa morta, numa das cenas mais chocantes de que me lembro e algo que definiu a personalidade de Jack em todas temporadas posteriores. Os roteiristas aqui jogaram pro alto qualquer clichê de série e mataram a protagonista logo na primeira temporada, uma ousadia e tanto que falta na TV atualmente. O reloginho de 24 Horas se calou naquela noite.

5. Fringe - 3x22 "The Day We Died" por Gabriel Dias


Essa é, não apenas uma season finale espetacular, como o desfecho perfeito para uma temporada irretocável. Fringe atingiu em "The Day We Died" um nível de exorbitância que até os maiores fãs da série ficaram incrédulos diante de um episódio tão complexo e intrigante. Das idas e vindas de Peter na máquina, acabamos culminando em 2025, numa realidade completamente nova, cinza e moribunda. Nela, apenas um universo havia sobrevivido e um grande vilão, Walternativo, procurava de todas as maneiras causar a destruição do semelhante. E que episódio espetacular. Perdemos Olivia (mesmo que por alguns minutos), presenciamos o belíssimo reencontro de Walter e Ella (como não lembrar dos olhos gentis da Gene?) e fomos alavancados contra um parede de questionamentos quando Peter, pragmaticamente, não mais existia. Assim, Fringe que já havia acertado no término do seu primeiro e, mais ainda, do seu segundo ano, encerrou uma temporada perfeita com um dos maiores cliffhangers que a série já produziu.


4. Dexter - 4x12 "The Getaway" por Gabriel Dias



Nada como uma das maiores e melhores reviravoltas da história da TV para encerrar um temporada. Os roteiristas de Dexter podem até terem errado vez ou outra nos últimos anos em que a série vem sendo exibida, entretanto me recordo muito bem do encerramento da 4ª temporada da série, do frenesi, o "e agora?" e todos os diversos jargões que foram usados para descrever o enorme susto que os telespectadores levaram quando avistaram o corpo de Rita dentro de uma banheira cheia com o próprio sangue e seu filho diante do corpo da mãe. Naquele momento, Dexter que desde antes já prometia uma bombástica season finale conseguiu atingir o seu auge. Abalou seu protagonista inabalável, converteu caras ineptas em rostos chocados e acabou servindo como o desfecho mais adequado para uma temporada igualmente imprevisível.


3. Breaking Bad - 4x13 "Face Off" por Arlane Gonçalves


Lembro até hoje da noite de nove de outubro de 2011, data da exibição de “Face Off”. Depois de uma temporada magnífica em Breaking Bad, as expectativas para a Season Finale ultrapassaram o limite do aceitável. No quarto ano da série ela já tinha se provado autossuficiente, com vilões que vinham, destruíam, e iam com o que merecessem. Mas Gus Fring era diferente. Ele não era apenas um vilão. Em vinte e cinco episódios, não houve um só momento de vacilo, de irracionalidade dele. Em certo ponto, o próprio Wal questiona: “ele tem um tipo de sexto sentido?”. Tudo isso fazia dele alguém tão perto quanto impossível de ser alcançado, que manipulava todos ao seu redor com a facilidade de um mestre de fantoches. Enquanto isso, Walt tentava provar que a invencibilidade do chefe tinha uma brecha, sendo este o grande embate do episódio. O orgulho de White o levou a este ponto, onde era ele ou Gus. Ironicamente, a brecha encontrada estava no orgulho de Fring, que não resistiu o gosto de massacrar pessoalmente mais um de seus inimigos. Assim Breaking Bad conseguiu dar ao seu ultimate vilão a derrota que correspondeu à sua invencibilidade. E a quarta temporada se fechou com chave de ouro.

2. Lost - 3x22/23 "Through The Looking Glass" por Gabriela Cerutti


Muitas coisas aconteciam simultaneamente em Lost. Principalmente se tratando do season finale, que geralmente eram duplos. Through The Looking Glass foi um divisor de águas para a mitologia da série. Tínhamos o planos de Jack para salvar os sobreviventes, que incluía levá-los à torre de rádio enquanto Sayid Jin e Bernard ficavam de tocaia (que deu meio errado) para pegar Os Outros que buscariam as supostas grávidas que Juliet deveria "entregar", e ainda Charlie e Desmond com a missão de desligar o sinal emitido pela Estação Espelho. E apesar de executarem a missão, resultou na morte de nosso rockstar favorito. Esse season finale também foi responsável pela introdução dos flash forwards à série. Embora só tenhamos descoberto isso na última cena, quando vimos um Jack arrependido gritando aos quatro ventos (e à Kate) que "eles tinham que voltar". E claro que não podia deixar de citar quatro cenas épicas: 1ª- Quando Hurley numa tentativa desesperada de se provar útil, dirigi a Kombi da Dharma a toda velocidade pra acabar com os Outros no acampamento. 2ª- Jack dando uma surra em Ben. 3ª- Sawyer matando Tom. 4ª- Locke "matando" Naomi na tentativa de fazer Jack desistir de ligar para o navio. Em resumo, o final da 3ª Temporada de Lost foi (assim como toda a série) algo que nos ficar vidrados em frente a tela sem piscar com medo de perder algo.


1. Grey's Anatomy 6x23/24 "Sanctuary/Death and All His Friends" por Gabriel Dias




A menor das ações, o menor dos movimentos e a escolha mais simples pode fazer toda a diferença. Subir ou descer, esquerda ou direita, desligar ou não um aparelho de uma pessoa que precisa dele para manter-se viva mesmo que em estado quase vegetativo? Uma dessas escolhas foi de crucial importância para que ocorresse todos os acontecimentos que presenciamos neste episódio que considero como a melhor Season Finale de todos os tempos. Um dos eventos mais catastróficos da televisão. "Grey's Anatomy" já havia provado em "Losing My Religion", "Didn't We Almost Have It All?" e "Now Or Never" que detinha algumas das melhores season finales da TV. O que ninguém previa era que "Sanctuary"/"Death and All His Friends" viria logo em seguida com uma carga emocional que chegou a beirar a exaustão. Um mix tão intenso de medo, paixão e emoção que foi capaz de derrubar até o telespectador mais frio e cognitivo. A palpável morte da Reed, o encontro de Christina com o atirador no elevador, a morte do Dr. Percy ao som de uma trilha sonora inconfundível, o tiro de Derek, o aborto de Grey e, principalmente, a cirurgia sob o alvo da arma de Gary Clark, foram momentos que jamais esquecerei. Algo que poucas vezes temos a oportunidade de ver na TV e que, provavelmente, demorará muitos anos para se repetir. Um tiroteio doloroso e inesquecível.




E para vocês? Quais são as 10 melhores Season Finales dos últimos 10 anos? Faça a sua lista!

Postar um comentário Disqus

 
Top