Dexter

E os roteiristas a quem podem culpar?

O relacionamento de Dexter e Hannah é algo que nunca consegui digerir. Ademais, o romance e o Dexter "você é meu docinho de sangue" simplesmente não me convencem. E como se não bastasse essa que considero como uma das maiores descaracterizações do personagem realizadas por esta 7ª temporada, nesta semana, tivemos mais uma mudança de paradigma realizada da maneira mais pueril possível: Dexter assumindo a culpa por seus atos.

Talvez por conviver com o conceito do Dark Passenger desde a primeira temporada, a ideia da série convertê-lo em um fruto da imaginação de Dexter tenha me incomodado. Porém, não acredito que esta seja uma questão de apego, e sim de coerência.  

De fato, o conceito da culpa é algo distorcido por psicopatas. Inclusive, o "It's Bobby" é o exemplo perfeito da obstinação que estes indivíduos assumem, entretanto não vejo como o simples ato de reconhecer a culpa por seus atos exclua a necessidade de Dexter, serial killer, de matar. Considerando os períodos da série (a exemplo disto temos a quarta temporada) em que o protagonista se via privado de suas caçadas e portanto apresentando sinais de descontrole, concluímos então que a frase em que Dexter aponta não ter necessidade, mas desejo de matar, soa ainda mais incoerente. Posso estar sozinho quanto esta opinião, porém acredito que seja relevante compartilhar.

Do ponto de vista da trama e não do personagem, vejo outro grande problema: com exceção da investigação de LaGuerta que tem sido realizada em segundo plano, pouco a série construiu durante esta temporada em termos de trama que possa surpreender neste dois últimos episódios. Issac foi descartado, a imposição de Deb foi descartada, Sal Price foi descartado. Temos apenas Hannah para seguir até o final da temporada com cenas melosas e alguns conflitos.

E o que os roteiristas fazem? Trazem o pai da personagem, constroem um conflito entre ele e Hannah e nos deixam bocejando pela previsibilidade do que aconteceria, a sua morte. Quanto ao psicopata incendiário, este é outro que foi eliminado mais rápido que passageiro sendo queimado por querosene. Ao menos ganhamos a sequência em que Dexter dá seu bote vestindo o traje anti-incêndio, aparentemente vazio.

Nunca pensei que diria isto, mas a trama de LaGuerta é a única que tem me deixado na ponta da cadeira de apreensão. Além disso, a ideia de ver Dexter ser descoberto por alguém que não esteja apaixonada por ele ou que seja fã de esquartejamento é o que tem me impulsionado a continuar assistindo. E vocês, gostaram da resolução do Dark Passenger?

Postar um comentário Disqus

 
Top