Enquanto estamos em recesso, é hora de pensar no que aconteceu e no que virá. São nove episódios e já temos várias tramas empolgantes.

Apenas nove episódios se passaram, mas muito progresso já se fez nessa temporada. Tivemos nossa dose de episódios “standalone”, com um no estilo documentário e uma deliciosa homenagem ao mundo dos desenhos animados. Mas o que interessa sãos os arcos principais e como o forte de Supernatural é, em grande parte, seus personagens, achei que a melhor maneira de fazer o balanço da temporada seria falar deles.



Dean Winchester – Passou um ano no Purgatório (também conhecido como oeste canadense), e isso pode ter parecido muito mais tempo lá, pois, afinal, um ano entre nós é sentido como 40 anos no Inferno. Dean passou maus bocados naquela região perdida habitada por almas de monstros. Tentou salvar Castiel, mas não conseguiu. Felizmente contou com a ajuda do vampiro Benny, que se tornou seu novo melhor amigo. E ao aqui chegar ficou decepcionado que Sam não tentou salvá-lo. No início da temporada pulou de cabeça nas caçadas e desenvolveu uma atitude ainda mais cínica.


Sam Winchester – Passou a ano muito bem, obrigado, vivendo um romance idílico que, aparentemente, não terminou bem e agora vive revivendo seus melhores momentos em flashbacks. E nem chegou a ter tempo de se preocupar em resgatar seu irmão. E agora enfrenta as caçadas com certa ambivalência e com desconfiança sobre Benny. Olhem, não tenho nada contra romances do tipo “o amor é lindo” e, inclusive, a foto de Dean com sua namorada me lembrou um de meus seriados românticos favoritos, Pushing Daisies. Mas o que era perfeito em Daisies, pareceu-me deslocado e aborrecido no mundo de monstros de Supernatural.
E aqui estão os 10 personagens que se destacaram, afora Dean, Sam e o Impala, é claro.
Trama da “tablet”:
Sei que, tecnicamente, em português trata-se de uma Tábua de Deus, assim como as Tábuas de Moisés, mas “tablet” soa bem melhor.


Crowley – Como Rei do Inferno, tudo o que quer é apossar-se da tablet divina e impedir que fechem-se as portas do Inferno que dão acesso para os demônios chegarem ao nosso mundo. Para isso sequestrou Kevin e sua mãe, assassinou a namoradinha de Kevin, torturou um anjo, assassinou futuros profetas, participou de um leilão para comprar a tablet e, ao perdê-lo, roubou a dito cuja. E numa disputa final com Castiel, conseguiu levar só metade da tablet.


Kevin Tran – É o Profeta de Deus capaz de decifrar os segredos da tablet. Descobriu um encantamento para livrar-se de demônios e agora seu objetivo é fechar as portas do Inferno. Foi sequestrado e torturado, e agora vive clandestinamente com a mãe.


Linda Tran – Autêntica mãe tigresa, revelou-se um dos personagens mais engraçados e empolgantes da temporada. Defende seu filho com unhas e dentes, combate demônios e sempre tem um comentário sobre o assunto. No leilão de Plutus, chegou a oferecer sua própria alma para conseguir a tablet.
Trama dos anjos:
Sem dúvida algo muito estranho está se passando no mundo do Céu...


Castiel – Foi libertado do Purgatório pelos anjos de Naomi em circunstâncias misteriosas. Optou ficar no Purgatório como forma de expiar seus pecados. Está impedido por Naomi de voltar ao Céu. Ajuda ocasionalmente os Winchesters em seus casos e na busca da tablet. Para ele o Papa Léguas significa Deus e o Coiote, o homem na busca do Divino.


Naomi – A misteriosa anja que só é vista em sua asséptica sala branca no Céu trata Castiel como um fantoche. Os roteiristas parecem que não sabem direito o que fazer com ela, pois primeiro ele força Castiel a seguir os Winchesters e reportar a ela, mas depois de apenas um episódio, permite que Castiel fique sozinho desde que não retorne ao Céu.


Samandriel/Alfie – É um anjinho esforçado, mas que definitivamente não impõe respeito e não é páreo para Crowley. Preocupa-se com Castiel. Tenta comprar a tablet no leilão de Plutus. É torturado por Crowley e acaba revelando os nomes dos futuros profetas. Para ele, o problema de Castiel é que ele “sempre teve coração demais”.
Trama dos flashbacks de Sam:
Realmente a parte que deu mais problemas nessa temporada.


Amelia Richardson – Veterinária, conheceu Sam quando esse trazia “Dog” (o cachorro sem nome) por tê-lo atropelado. Ela e Sam acabaram-se envolvendo-se num doce romance. Mas o marido dela que estava morto de repente não estava morto e reapareceu e Sam, como bom cavalheiro, cedeu espaço para que ela se entendesse com o maridão. Na última cena da temporada até agora, Amelia e Sam se encontram em um bar e parece que alguma coisa ainda vai acontecer ali. Ou não.
Trama do Dean no Purgatório:
Enquanto Sam teve um romance, Dean teve um “bromance”.


Benny – O vampiro de sotaque enrolado foi vital para que Dean conseguisse fugir do Purgatório. No episódio dos “vampiratas”, matou sua ex-namorada vampira por achá-la perigosa. Agora só quer viver em paz, mas acaba sendo levado ao seu limite por Martin Creaser e termina por trucidá-lo.
Trama dos outros hunters:


Martin Creaser – Já havia participado na temporada 5, quando estava internado em um hospício. Agora em liberdade é convocado por Sam para vigiar Benny. É tomado por sua obsessão por matar monstros, usa a bisneta de Benny como isca e, num confronto com Benny, leva a pior. Sua participação foi importante porque servirá como motivação para que Sam tente exterminar Benny.


Garth – Tenta levar adiante o legado de Bobby. É o cara mais legal e “cool” que existe. Ao participar de um caso em que todos que tocavam em uma moeda amaldiçoada eram tomado por suas questões não resolvidas de vigança, Garth foi o único que conseguiu tocá-la sem se deixar influenciar, por que ele está totalmente em paz consigo mesmo.
Previsões:
Naturalmente, o confronto entre Sam e Dean por causa de Benny ainda terá que acontecer. Ia acontecer no episódio nove, mas Dean armou para o irmão e este acabou indo ao encontro de Amelia se necessidade. Mas agora que Martin foi morto por Benny Sam fará da morte de Benny uma prioridade e isso fará com que os Winchesters fiquem de lados diferentes da questão, com graves consequências.
A julgar pela última cena de “Citizen Fang”, Sam e Amelia ainda têm assuntos não resolvidos, mas eu se fosse você não me entusiasmaria muito com os possíveis desdobramentos dessa situação. Se eu fosse roteirista, transformaria o marido dela, o Don, numa criatura que o Sam precisasse matar. Mas eles já tiveram a oportunidade de fazer isso e não fzeram.
Toda a trama do tablet tem cara levar ao grande conflito final da temporada. Mas tenho problemas com Crowley como o grande vilão, pois ele é um personagem antigo e muito querido. Fica difícil torcer contra ele. Talvez algo mais ainda aconteça e Crowley tenha que, mais uma vez e a contragosto, colaborar com os Winchesters contra um inimigo em comum.
E talvez esse inimigo seja Naomi. Ela vem manipulando Castiel com objetivos que só podem ser nefários. Acho que seria uma mudança interessante se, no final da temporada, todos os personagens “do bem” tivessem que lutar contra anjos.
Supernatural retorna em 16 de janeiro de 2013.
E você, o que acha das coisas até agora? Como acha que a temporada se desenvolverá?

Postar um comentário Disqus

 
Top