The Walking Dead

Como fazer uma Mid-Season Finale fantástica por The Walking Dead.

Durante as duas primeiras temporadas de The Walking Dead, era praxe ouvir críticas a respeito da quantidade de zumbis que a série apresentava. Pouca ação, muita lavação de roupa. E a ideia dos mortos-vivos serem apenas pano de fundo soava mais como uma desculpa para cortar gastos do que para explorar as nuances da sobrevivência humana.

Hoje em dia, as coisas mudaram. A premissa de "série sobre conflitos humanos" tem se aplicado como nunca e como prova disto temos a batalha de Woodbury que culmina nesta excepcional Mid-Season Finale de The Walking Dead.

E depois de ter feito um movimento preparatório na semana anterior, posicionando cada um dos personagens em seu lugar, só restava aos roteiristas fazerem deste 3x08 um episódio com 40 minutos de puro clímax. Dito isso, "Made To Suffer" de fato coloca os zumbis em segundo plano para tornar o apocalipse essencialmente humano.

O resultado são sequências de ação eletrizantes e o nascimento de um grande vilão. O Governador é, sem precedentes o grande cerne desta primeira metade da temporada, ademais, David Morrissey tem sido primoroso na construção do personagem, e aqui consegue externar perfeitamente a mudança que o mesmo sofre após ter a filha-zumbi morta e perder a visão do olho direito.

E como falar do observador e não citar a homérica luta dele e Michonne. Esta, a propósito, é a minha cena favorita da temporada. Um mix de tensão, medo e perigo que concretizou-se como o ponto de maior clímax do episódio. E como se não bastasse as cabeças, literalmente, rolando, ainda presenciamos o reencontro de Andreia e Michonne em meio aquele pesadelo. Aliás, a cena com o Governador ao chão abraçando o cadáver da filha, além de forte, marca o que parece ser o fim da amizade da dupla de sobreviventes.

E com o vilão homérico construído, a sequência final culmina em um conflito promissor entre Daryl e Merle. Algum palpite de quem sairá vivo? Uma coisa é fato, os roteiristas não teriam a audácia de matar um dos melhores personagens da série, portanto, é quase certo que nada acontecerá a Daryl.

O mais surpreendente é que, apesar de toda a ação ter sido executada em Woodbury, a prisão não ficou para atrás, recepcionando um novo grupo de sobreviventes que conta com alguns personagens conhecidos dos leitores das HQ's. Desde já me encontro curioso para conhecê-los.

E quando Maggie diz no primeiro ato do episódio que por fugirem durante tanto tempo de zumbis "nos esquecemos o que as pessoas sempre fazem" ela sintetiza o que esta mid-season finale representa: uma lembrança do que o ser humano é, e desde os primórdios foi capaz de fazer, por poder e sobrevivência.

Até ano que vem!

Postar um comentário Disqus

 
Top