A verdade continua lá fora.

Aconteceu. 14 anos após o fim da série na TV e 8 após seu segundo filme The X-Files voltou. Assisti toda a série em 2014 e poucos meses depois de concluir essa incrível maratona saiu a notícia de que teria mais. Uma 10ª temporada no formato de uma minissérie de seis episódios. Tudo bem que isso podia ser um grande erro, mas a verdade é que foi pouco.

Alerta de SPOILER: Só continue lendo se acompanhou toda a série.

Como explicar esse sentimento? Posso não ser uma fã de longa data como tantos que acompanharam a transmissão original durante a década de 1990, mas The X-Files tem esse poder. Você pode ter começado a assistir ontem e de repente sente como se visse aquilo por toda a vida. Grande parte desse fenômeno provavelmente se deve ao gigantesco carisma de Mulder e Scully, os agentes mais especiais do FBI. Claro, as conspirações são instigantes e os monstros da semana podem ser horripilantes ou hilários. Mas esses dois... Me diga, como não se envolver com os conflitos pessoais de Dana e Fox? Como não desejar que descobrissem qual verdade estava lá fora sabendo que suas vidas dependiam disso?


Muito se torceu para que o casal ficasse junto, e foi o que aconteceu no fim da série original. O segundo filme da franquia, I Want to Believe, mostra Scully e Mulder vivendo juntos. No entanto, essa nova fase começa com a notícia de que estavam separados, sem se ver há um bom tempo. Como isso foi acontecer? Conforme as coisas foram se desenrolando o motivo ficou claro. Colocar William para adoção, mesmo que para salvar a vida do filho, os destruiu. Ficou claro também que esse retorno, essa 10ª temporada, seria essencialmente sobre Mulder e Scully.

Ok, teve muitas reviravoltas na trama como um todo. A descoberta de que tudo em que acreditaram por tantos anos estava errado. Não era uma conspiração alienígena no fim das contas, era dos homens. Homens usando tecnologia alienígena, abduzindo seus semelhantes e alterando seu DNA. Manipulando e exterminando. Li comentários de pessoas infelizes com essa revelação, como se tudo que foi visto durante as 9 primeiras temporadas de The X-Files não valesse mais nada. Não consigo ver desse modo. Acredite na mentira, certo? Durante muitas vezes em toda a série todas as crenças foram testadas com novas revelações. As abduções de Samantha e Scully são bons exemplos, pois em diversas ocasiões foi perceptível que o que se acreditava até então era apenas uma cortina de fumaça escondendo algo muito pior. E se o Smoking Man enganou Mulder tantas vezes, por quê não faria mais uma agora que sabemos que ele sobreviveu?


Muitos também criticaram a presença de fillers numa temporada de apenas 6 episódios. No meu ponto de vista os fillers sempre foram tão parte da essência de The X-Files quanto os episódios que tratam da trama central. Os divertidos com lições nas entrelinhas, os assustadores que nos fazem abrir os olhos para o que estamos fazendo com nosso planeta, os dramáticos com críticas sociais... Não dá para imaginar a série sem eles. Além do mais, Mulder e Scully estão de volta ao FBI. Aos Arquivos X. Eles tem casos para resolver outra vez! E os dessa 10ª temporada conseguiram de alguma forma abordar os dramas e anseios da dupla, pois, como disse anteriormente, a temporada foi sobre eles. O que faz com que não sejam fillers comuns.

Enfim, esse retorno só foi possível por causa de Mulder e Scully. Pudemos matar saudades de outros personagens como Skinner, Monica e The Lone Gunmen (mesmo que o trio em questão tenha aparecido brevemente em uma alucinação de Mulder causada por vitamina B3). Fomos introduzidos a novos personagens como o jornalista Tad O'Malley e os agentes Einstein e Miller. Mas era Mulder e Scully que queríamos e foi o que tivemos. Vimos eles se conhecerem, superar suas diferenças, compreender as crenças um do outro, estabelecer uma relação de confiança, se tornarem amigos acima de tudo, se apaixonarem e agora se reconectarem. Além de se aproximarem outra vez e até fazer piadinhas um com o outro, colocaram a mostra o que cada um sofreu com a perda de William. Com a perda da possibilidade de que os três construíssem uma família. Foi extramente emocionante ver no 10x02 (Founder's Mutation) o que cada um imaginou para a vida com o filho, inclusive o assustador momento em que o garoto descobriria ser parte alienígena. E como não sofrer com Scully, que acabara de perder a mãe, no 10x04 (Home Again) ao dizer que não queria sentir que tratou o filho como lixo? Mas William ainda está por aí e eles querem encontrá-lo. Precisam encontrá-lo.



Esse retorno de The X-Files pode ter sido nostálgico por diversos motivos. Matar a saudade dos personagens, rever a abertura e até revisitar cenas clássicas que foram usadas como flashbacks. (Acho que nunca uma série teve flashbacks tão verídicos.) Mas serviu principalmente para mostrar que essa história ainda tem muito para dar. O criador da série Chris Carter já tinha revelado, depois da exibição de alguns episódios, que poderia haver mais temporadas como essa ou até um filme. Cogitaram até um spin off para os agentes Einsten e Miller, mas não me pareceram carismáticos a esse ponto. O fato é que a última cena provou que este não é o fim. Teremos mais The X-Files. Scully e Mulder precisam de William, e de alguma forma irão se unir outra vez. Eu quero acreditar.



Este texto foi originalmente postado no "Constantes & Variáveis" e reproduzido com autorização tanto da autora quanto dos responsáveis pelo CV


Próximo
Este é o post mais recente.
Anterior
Postagem mais antiga

Postar um comentário Disqus

 
Top